FAQ - Mormaii Life, FitGPS e FitSport

Mormaii Smartwatches 

I. CONEXÃO:

 

1. Quais modelos são compatíveis com o aplicativo Mormaii Smartwatches?

No momento, os seguintes modelos são compatíveis com o aplicativo Mormaii Smartwatches (Novos modelos poderão ser adicionados no futuro):

- Mormaii fitGPS (ref MOB3xx)

- Mormaii fitSport (ref MOID151xx)

- Mormaii Life (ref MOLIFExx)

 

OBS: Você pode saber a referência do seu modelo ao olhar a gravação na parte de trás de seu relógio (caseback).
 

2. Como realizo a conexão do meu relógio ao aplicativo?

Para parear seu relógio ao aplicativo Mormaii Smartwatches basta acessar a tela Home do aplicativo e clicar no ícone de Bluetooth no canto superior direito da tela. Na nova tela exibida, selecione o modelo de seu relógio, clique em “CONFIRMAR” e siga as instruções na tela. Certifique-se de que seu relógio está ligado e próximo ao celular, e de que o Bluetooth e a Localização (GPS) de seu celular estão ativados.

Também é possível acessar o fluxo de pareamento através da tela Dispositivo, clicando em “Conectar dispositivo”, última opção na lista.

ATENÇÃO: O pareamento deve ser realizado apenas através do passo-a-passo do aplicativo Mormaii Smartwatches. Realizar o pareamento através das configurações de Bluetooth de seu celular, ou de qualquer outro meio, pode causar mau funcionamento de diversas funcionalidades do relógio.

 

3. Como sei se meu relógio está conectado corretamente ao aplicativo?

Caso seu relógio esteja pareado corretamente ao aplicativo, o ícone de Bluetooth de seu relógio deverá indicar que está conectado e o ícone de Bluetooth do aplicativo deve estar verde.

Caso o ícone de Bluetooth de seu relógio indique que está conectado, mas o ícone de Bluetooth do aplicativo esteja cortado e branco, isso significa que seu relógio está pareado a algum outro sistema ou dispositivo, mas não está pareado devidamente ao aplicativo. Você deve desconectar seu relógio de qualquer outro sistema ou dispositivo e, então, realizar o pareamento através do passo-a-passo do aplicativo (ver I.2).

 

4. Tento conectar meu relógio ao aplicativo, mas recebo a mensagem “Relógio não encontrado”. O que fazer?

É possível que seu relógio já esteja pareado a algum outro dispositivo ou sistema. Caso o relógio esteja conectado a outro sistema, será preciso desconectá-lo manualmente antes de tentar conectá-lo ao aplicativo.

Entre em configurações do Bluetooth do seu celular, ache o relógio, clique em “Esquecer dispositivo” ou “Desparear”.

Mormaii fitGPS: Verifique na tela inicial do relógio como está desenhado o ícone de Bluetooth. Caso o ícone esteja completo, isso significa que o relógio já está conectado a algum dispositivo ou sistema. Você deve identificar a qual sistema o relógio está pareado e realizar a desconexão manualmente. É recomendado restaurar o relógio para as configurações de fábrica antes de tentar o pareamento novamente (isso resultará na perda dos dados que ainda não foram sincronizados ao aplicativo). Caso o ícone esteja cortado, isso significa que o relógio está despareado e pronto para ser pareado ao aplicativo Mormaii Smartwatches.

Mormaii fitSport: Verifique na tela inicial do relógio como está desenhado o ícone de Bluetooth. Caso o ícone esteja estático, isso significa que o relógio já está conectado a algum dispositivo ou sistema. Você deve identificar a qual sistema o relógio está pareado e realizar a desconexão manualmente (desconectar seu relógio poderá resultar na perda dos dados que ainda não foram sincronizados ao aplicativo). Caso o ícone esteja piscando, isso significa que o relógio está despareado e pronto para ser pareado ao aplicativo Mormaii Smartwatches.

Mormaii Life: Verifique na tela inicial do relógio como está desenhado o ícone de Bluetooth. Caso o ícone esteja estático, isso significa que o relógio já está conectado a algum dispositivo ou sistema. Você deve identificar a qual sistema o relógio está pareado e realizar a desconexão manualmente (desconectar seu relógio poderá resultar na perda dos dados que ainda não foram sincronizados ao aplicativo). Caso o ícone esteja piscando, isso significa que o relógio está despareado e pronto para ser pareado ao aplicativo Mormaii Smartwatches.

ATENÇÃO: O pareamento deve ser realizado apenas através do passo-a-passo do aplicativo Mormaii Smartwatches. Realizar o pareamento através das configurações de Bluetooth de seu celular, ou de qualquer outro meio, pode causar mau funcionamento de diversas funcionalidades do relógio.

 

5. Meu relógio perdeu a conexão. O que devo fazer?

Caso a conexão entre relógio e aplicativo seja perdida, basta abrir o aplicativo em seu celular e aguardar a conexão ser refeita automaticamente.

Caso o aplicativo não consiga reestabelecer a conexão automaticamente, será preciso refazer o passo-a-passo de pareamento (ver I.2).

 

6. Meu relógio às vezes conecta sozinha e às vezes não. Por que isso acontece?

Quando a conexão é perdida, o aplicativo Mormaii Smartwatches tenta reconectar automaticamente com o seu relógio, mas se você desconectou sua pulseira, fez logoff do aplicativo ou desligou seu celular, você precisa entrar no app novamente para fazer o passo-a-passo de pareamento.

 

7. O que pode causar a perda da conexão entre relógio e aplicativo?

a) Distância: A conexão Bluetooth pode se manter até uma distância de 10 metros. Contudo, essa distância só é alcançada em campo aberto e sem nenhum tipo de interferência.

b) Barreiras físicas: Caso haja barreiras físicas (como paredes) entre o relógio e o celular, a distância máxima para a conexão se manter pode ser reduzida drasticamente.

c) Interferências: O seu smartwatch foi homologado pela a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) como dispositivo que opera em caráter secundário. Dispositivos ou estações operando em caráter secundário, não tem direito à proteção contra interferência (radiofrequência) prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não podem causar interferência em sistemas operando em caráter primário. Isso significa que outros dispositivos (como outros dispositivos Bluetooth, roteadores Wi-Fi, etc.) poderão interferir no funcionamento do seu smartwatch caso ele seja exposto a tais condições.

d) Aplicativo encerrado ou limitado: Para que a conexão se mantenha, é necessário que o aplicativo Mormaii Smartwatches permaneça aberto e rodando, mesmo que em segundo plano. Caso o aplicativo seja encerrado, a conexão será perdida. ATENÇÃO: Alguns celulares possuem sistemas e/ou aplicativos de gestão de energia que podem limitar o funcionamento de aplicativos em segundo plano (como impedir o acesso a recursos custosos como a antena Bluetooth), podendo causar a perda da conexão.

e) Celular/relógio com pouca bateria: Caso seu celular fique com pouca bateria, o sistema operacional, ou outros sistemas de gestão de energia, podem limitar o funcionamento de recursos que consomem muita energia, como a antena Bluetooth, prejudicando a conexão.

Caso seu relógio fique com pouca bateria, a potência de sua antena Bluetooth também pode ser afetada.

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II. RESISTÊNCIA À ÁGUA:

 

1. Meu relógio é à prova d’água?

Mormaii fitGPS: A Mormaii fitGPS possui certificação IP68, o que significa que resiste a imersão de 1,5m em água doce parada por até 30 minutos. Essa resistência, contudo, visa prevenir defeitos em caso de imersão acidental, não sendo recomendada a imersão intencional do relógio em água ou qualquer outro líquido ou ambiente com vapor excessivo.

Mormaii fitSport: A Mormaii fitSport possui certificação IP68, o que significa que resiste a imersão de 1,5m em água doce parada por até 30 minutos. Essa resistência, contudo, visa prevenir defeitos em caso de imersão acidental, não sendo recomendada a imersão intencional do relógio em água ou qualquer outro líquido ou ambiente com vapor excessivo.

Mormaii Life: O Mormaii Life possui resistência à água de 5 ATM. Isto lhe permite o uso diário, garantindo a resistência à respingos d’água, tomar banho no chuveiro (água fria). Não é adequado para mergulho, natação no mar, sauna ou banho quente. Não aperte o botão lateral quando estiver embaixo d’água ou com o relógio (ou mãos) molhados.

 

2. Posso entrar no mar com meu relógio?

Mormaii fitGPS: Não é recomendada a imersão de sua Mormaii fitGPS em água salgada, uma vez que a certificação IP68 garante apenas resistência a água doce (ver II.1).

Mormaii fitSport: Não é recomendada a imersão de sua Mormaii fitSport em água salgada, uma vez que a certificação IP68 garante apenas resistência a água doce (ver II.1).

Mormaii Life: Não é recomendada a imersão de sua Mormaii Life em água salgada.

 

3. Posso nadar com meu relógio?

Mormaii fitGPS: Não é recomendada a prática de natação ou qualquer outro esporte aquático com sua Mormaii fitGPS, uma vez que a pressão exercida pelo movimento dos braços na água pode exceder o limite da resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii fitSport: Não é recomendada a prática de natação ou qualquer outro esporte aquático com sua Mormaii fitSport, uma vez que a pressão exercida pelo movimento dos braços na água pode exceder o limite da resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii Life: Com a resistência à água de 5ATM você pode praticar esportes em piscinas (água doce). Não é recomendado o uso em água salgada. Não aperte o botão lateral se o relógio ou sua mão estiverem molhados.

 

4. Posso tomar banho com meu relógio?

Mormaii fitGPS: Não é recomendado que se tome banho com sua Mormaii fitGPS, uma vez que as partículas de vapor podem atravessar as vedações do relógio e a coluna d’água (distância entre o chuveiro e a caixa d’água) pode exercer uma pressão maior do que o limite de resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii fitSport: Não é recomendado que se tome banho com sua Mormaii fitSport, uma vez que as partículas de vapor podem atravessar as vedações do relógio e a coluna d’água (distância entre o chuveiro e a caixa d’água) pode exercer uma pressão maior do que o limite de resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii Life: Você pode tomar banho com o seu Mormaii Life em água fria. Não recomendamos o uso em banho quente com vapor.

 

5. Posso lavar as mãos com meu relógio?

Mormaii fitGPS: Você pode lavar as mãos enquanto usa sua Mormaii fitGPS, desde que tome cuidado para não submeter o relógio à pressão direta da torneia, uma vez que a coluna d’água (distância entre a torneira e a caixa d’água) pode exercer uma pressão maior do que o limite de resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii fitSport: Você pode lavar as mãos enquanto usa sua Mormaii fitsport, desde que tome cuidado para não submeter o relógio à pressão direta da torneia, uma vez que a coluna d’água (distância entre a torneira e a caixa d’água) pode exercer uma pressão maior do que o limite de resistência do relógio (ver II.1).

Mormaii Life: Você pode lavar as mãos enquanto usa sua Mormaii Life.

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III. DATA E HORA:

1. Como ajusto a data e hora de meu relógio?

Ao realizar o pareamento entre relógio e aplicativo, data e hora serão ajustadas automaticamente.

 

2. Como altero o formato de hora de meu relógio?

O formato da hora será ajustado para o mesmo formato adotado em seu celular, contudo, é possível forçar um formato específico (12h ou 24h) na tela Dispositivos > Mudar formato de hora.

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IV. ATIVIDADES E EXERCÍCIOS:

 

1. Quais modalidades o meu relógio consegue monitorar?

Mormaii fitGPS:

  1. Bike
  2. Corrida

Mormaii fitSport:

  1. Basquete
  2. Bike
  3. Caminhada
  4. Corrida
  5. Dança
  6. Escalada
  7. Esteira
  8. Futebol
  9. Spinning
  10. Tênis
  11. Treino
  12. Trilha
  13. Yoga

Mormaii Life:

Você pode monitorar diretamente pelo seu relógio 9 atividades (descritas abaixo). Mas se você iniciar a atividade pelo app, pode monitorar até 13 atividades.

  1. Bike
  2. Caminhada
  3. Corrida
  4. Escalada
  5. Esteira
  6. Spinning
  7. Treino
  8. Trilha
  9. Yoga

2. Como realizo o monitoramento de um exercício?

Mormaii fitGPS: Para realizar o monitoramento de um exercício, com seu relógio pareado corretamente ao aplicativo, acesse a aba ‘Exercícios’ do aplicativo e selecione a modalidade desejada. Em seguida clique em “Iniciar Atividade”.

Na tela seguinte você poderá definir um objetivo para seu exercício ou clicar em “Iniciar sem definir objetivo”. Em seguida, inicie o monitoramento através de seu relógio.

Ao final do exercício, encerre o monitoramento pelo relógio. O exercício ficará registrado em sua conta no aplicativo.

Mormaii fitSport: Para realizar o monitoramento de um exercício, com seu relógio pareado corretamente ao aplicativo, acesse a aba ‘Exercícios’ do aplicativo e selecione a modalidade desejada. Em seguida clique em “Iniciar Atividade”.

Na tela seguinte você poderá definir um objetivo para seu exercício ou clicar em “Iniciar sem definir objetivo”. Ao encerrar o exercício, você deve sincronizar os dados do relógio com o aplicativo. Você pode iniciar a atividade diretamente pelo seu relógio e fazer o exercício sem estar pareado ou com o celular durante a atividade. Depois, ao finalizar a atividade pelo relógio, faça o pareamento e a sincronização para ver o histórico do exercício no App.

Mormaii Life: Para realizar o monitoramento de um exercício, com seu relógio pareado corretamente ao aplicativo, acesse a aba ‘Exercícios’ do aplicativo e selecione a modalidade desejada. Em seguida clique em “Iniciar Atividade”.

Na tela seguinte você poderá definir um objetivo para seu exercício ou clicar em “Iniciar sem definir objetivo”. Ao encerrar o exercício, você deve sincronizar os dados do relógio com o aplicativo. Você pode iniciar a atividade diretamente pelo seu relógio e fazer o exercício sem estar pareado ou com o celular durante a atividade. Depois, ao finalizar a atividade pelo relógio, faça o pareamento e a sincronização para ver o histórico do exercício no App.

ATENÇÃO: Para o funcionamento correto do monitoramento, é necessário que o aplicativo permaneça aberto, mesmo que em segundo plano, e seu relógio deve permanecer conectado durante toda a atividade. Caso a conexão seja perdida ou o aplicativo fechado, alguns dados podem não ser registrados ou podem apresentar menor precisão.

 

3. Como defino objetivos para meus exercícios?

Ao iniciar um monitoramento de exercício pelo aplicativo, é possível definir um objetivo.

Os objetivos podem ser de distância (ex: correr 5km), de tempo (ex: correr por 30min) ou de caloria (ex: correr até queimar 500kcal). Só é possível escolher um objetivo por exercício. Para atividades que não possuem distância, você só poderá escolher entre objetivo de caloria e de tempo.

Você pode selecionar um dos objetivos pré-definidos ou clicar em “Personalizar” e definir um objetivo personalizado.

Quando o objetivo for alcançado, você receberá uma notificação em seu celular lhe avisando. Não há nenhuma notificação no seu smartwatch e a atividade não será encerrada quando você atingir seu objetivo.

ATENÇÃO: Para o funcionamento correto do monitoramento, é necessário que o aplicativo permaneça aberto, mesmo que em segundo plano, e seu relógio deve permanecer conectado durante toda a atividade. Caso a conexão seja perdida ou o aplicativo fechado, alguns dados podem não ser registrados ou podem apresentar menor precisão.

 

4. O que fazer para que o mapa seja registrado durante a realização de uma atividade?

Para que o mapa possa ser registrado é preciso iniciar o monitoramento do exercício pelo aplicativo. Certifique-se também de que seu relógio está conectado corretamente ao aplicativo e de que a Localização (GPS) de seu celular está ativada.

O GPS do celular é usado para o desenho do mapa e não é usado para medir a distância do seu exercício.

Se você utilizar outro aplicativo que também possui desenho do mapa durante a atividade junto com o app Mormaii Smartwatches, o mapa não irá marcar o percurso corretamente.

ATENÇÃO: Para o funcionamento correto do monitoramento, é necessário que o aplicativo permaneça aberto, mesmo que em segundo plano, e seu relógio deve permanecer conectado durante toda a atividade. Caso a conexão seja perdida ou o aplicativo fechado, alguns dados podem não ser registrados ou podem apresentar menor precisão.

 

5. Posso fazer a atividade sem levar o celular comigo durante o exercício?

Sim, você pode iniciar as atividades diretamente pelo seu relógio sem a necessidade de estar pareado ou levar o celular com você durante o exercício. Quando finalizar a atividade, faça o pareamento, depois a sincronização para conseguir ver seu histórico.

Para ver seu mapa durante o percurso, você deve iniciar o exercício pelo aplicativo e levar seu celular com você durante o percurso.

 

6. Meu relógio tem GPS integrado?

Não, nossos modelos (Mormaii fitGPS, Mormaii fitSport e Mormaii Life) não possuem GPS integrado. O aplicativo acessa seus dados de geolocalização para traçar o mapa das suas atividades.

 

7. Fiz uma caminhada mas os dados de calorias, distância e duração estão zerados na tela inicial. O que devo fazer?

Os dados de calorias, distância e duração na tela inicial são os dados somados das atividades que você fez nas últimas 24h. Você deve iniciar uma atividade (pelo relógio ou pelo app), depois de finalizada a atividade, você deve sincronizar os dados (botão fica ao lado do símbolo de bluetooth).

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V. MONITORAMENTO DE SONO:

1. Quais modelos possuem a função de monitoramento de sono?

Dentre os modelos compatíveis com o Mormaii Smartwatches, a Mormaii fitSport (MOID151xx) e a Mormaii Life (ref MOLIFExx) possuem a função de monitoramento de sono.

 

2. Como faço para monitorar meu sono?

Para monitorar seu sono basta dormir com sua Mormaii fitSport ou Mormaii Life no pulso. O relógio irá detectar automaticamente seu ciclo de sono e classificar em sono leve ou profundo. O relógio também registrará os momentos em que você acordou durante a noite. Para enviar as informações para o aplicativo basta realizar a sincronização apertando o botão Sync localizado no canto superior direito da home ao lado do ícone de bluetooth. O relógio precisa estar bem ajustado ao pulso para fazer a marcação corretamente.

 

3. Dormi com o relógio mas os dados de sono não foram registrados. O que devo fazer?

Você deve clicar no botão de sincronizar (na tela inicial clique no ícone que fica ao lado do ícone de bluetooth) e aguardar a sincronização. Depois você pode consultar na aba de ‘Sono’ da Tela Inicial ou visualizar seu histórico de sono no menu ‘Dispositivos’>’Sono’.

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VI. NOTIFICAÇÕES:

1. Como eu ativo as notificações Android?

Assim que você fizer o primeiro pareamento no aplicativo, você deve dar autorização para que o app acesse suas notificações. Depois vá para o menu ‘Dispostivo’>Notificações’ e ative a notificação de chamada ou de aplicativos. Para os relógios Mormaii Life e Mormaii FitSport você consegue selecionar entre receber as notificações de todos os aplicativos ou de nenhum app, ou ainda selecionar qual aplicativo deseja receber as notificações individualmente.

Se você não autorizou o app para acessar suas notificações, ou se não tem certeza se autorizou, você deve ir nas configurações do seu celular e seguir os passos abaixo:

Vá em ‘Configurações (do seu celular)’ > ‘Aplicativos’ >’Acesso Especial’ > ‘Acessar notificações’, procure o aplicativo Mormaii Smartwatches e dê autorização para o app acessar suas notificações.

 

2. Como ativo as notificações no IOS? 

Primeiramente você precisa se certificar se está com o relógio conectado com o aplicativo, emparelhado com o celular e com as permissões para notificações ativas. Assim que você faz o primeiro pareamento com o seu aplicativo, aparece dois popups. O primeiro é pedindo para você emparelhar o seu relógio com o seu celular, você precisa clicar em “Emparelhar” e o segundo é pedindo pra você permitir as notificações e nele você precisa clicar em “Permitir”.

Após realizar esse processo você vai até a aba “dispositivo” localizado no menu inferior do aplicativo, clica em “Notificações” e ativa a função "Chamadas" caso queira ser notificado quando estiver recebendo alguma ligação e/ou a função "Todos os aplicativos" para chegar as notificações dos seus aplicativos no seu relógio. Após esse processo o seu relógio estará apto para receber as notificações do seu celular, ok?

Lembre-se que para receber as notificações de um app específico no relógio, o aplicativo também precisa estar permitido de te notificar no celular, tá bom? Caso não receba de algum app, segue o passo a passo: Vá até Ajustes > Notificações > Escolha o aplicativo que deseja ser notificado e em “Alertas” marque as 3 opções (Tela bloqueada, Central de notificações e Banners). Em alguns casos, só marcar a opção de “Central de notificações”  já funciona.

Caso você receba as notificações no relógio, mas não apareça o conteúdo da mensagem, isso acontece pois suas notificações estão configuradas para mostrar a pré-visualização apenas quando o celular está desbloqueado, para corrigir isso, vá até Ajustes (do seu celular) > Notificações e em "Pré-visualizações" marque a opção "Sempre".

 

3. Ativei as notificações mas não recebo no meu relógio. O que fazer?

Primeiro certifique-se que você autorizou o app a acessar as notificações (ver ponto VI.1). O relógio espelha as notificações que você recebe na barra de notificações do seu celular, então se você só recebe a notificação de uma nova mensagem no Whastapp mas não consegue ler o conteúdo da mensagem na sua barra de notificações do seu celular, irá acontecer a mesma coisa com o relógio.

 

4- Como contigurar o Xiaomi para receber as notificações?

Para habilitar as notificações no seu Xiaomi, é só seguir esse passo a passo:

1- Desinstalar o app Mormaii Smartwatches (lembre-se de sincronizar as informações com o aplicativo para não perder nenhum dado do relógio);

2- Reinicie o seu celular;

3- Instale o aplicativo novamente, faça o pareamento, dê as permissões de notificações;

4- No app vá até a aba “Dispositivo” no menu inferior e depois em “Notificações”;

5- Habilite todas as notificações desejadas;

Depois disso, verifique se está recebendo as notificações dos aplicativos que selecionou. Lembre-se que você só receberá no relógio as notificações que também receber no seu celular, tá bom?

Caso ainda assim não consiga ser notificado no seu relógio, faça o passo a passo:

1- No seu celular, vá até as Configurações > Apps > Gerenciar apps > Selecione o Mormaii Smartwatches > Outras permissões > Habilite as seguintes opções: Mostrar na tela de bloqueio, mostrar janelas pop-up enquanto estiver executando em segundo plano e notificações permanentes;

2- Vá até as Configurações > Apps > Gerenciar apps > Selecione o Mormaii Smartwatches > Notificações > Habilite as seguintes opções: Notificações flutuante, notificações na tela de bloqueio;

3- Vá até as Configurações > Apps > Gerenciar apps > Selecione o Mormaii Smartwatches > Economia de bateria > Selecione a opção “Nenhuma restrição”;

4- Abra a tela de aplicativos recentes > Ache o Mormaii Smartwatches (você precisa ter aberto ele anteriormente) > clique e segura > Vão abrir algumas opções, selecione o ícone de cadeado fechado. Isso vai fazer com que o app trave em segundo plano e não possa ser fechado.

 

Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail para smarts@grupotechnos.com.br assim um de nossos(as) especialistas pode te ajudar, demais dúvidas envie para sac@grupotechnos.com.br.